
segunda-feira, 28 de maio de 2007
Grandes Madeirenses- Francisco de Paula Medina e Vasconcelos
MEDINA e VASCONCELOS, Francisco de Paula (1768-1824).
Nasceu na freguesia da Sé a 20 Novembro de 1768, filho de Teodoro Félix de Medina Vasconcelos e de D. Ana Joaquina Rosa de Vasconcelos. Matriculou-se na Universidade de Coimbra, mas em consequência das suas actividades políticas e do seu revolucionarismo foi preso em 1790 e depois expulso da Universidade tendo de sair, para sempre, de Coimbra. Em 1792 regressou ao Funchal e passou a desempenhar o cargo de Tabelião. Como voltasse às actividades revolucionárias, foi de novo preso e condenado a oito anos de degredo em Cabo Verde. Em 1823 seguia, a cumprir a pena a que foi condenado, na Ilha de Santiago, tendo morrido no desterro no ano de 1824. Medina no seu tempo gozava de grande prestígio como poeta, publicou várias obras: Poesias Lyricas de Medina ... 1797; Sextinas
Elegiacas (...),
1805; Zargueida, Descobrimento da Madeira, 1806; Georgeida, 1819, entre outras. Das composições de Medina e Vasconcelos , foi a Zargueida a que lhe deu maior renome e ainda hoje é, de todas, a mais conhecida.
Ler
Elucidário Madeirense, Vol.
II, pp. 334-336.
De Francisco de Paula Medina Vasconcelos, poema heróico sobre o Descobrimento da Ilha da Madeira.
SONETO
Ao Senhor Manoel Maria de Barbasa du Bocage.
A Ti, Vate sem par, cujo Estro inflamma
Do Numen Patareo o Sol fulgente,
A ti , Grande Bocage , cuja Frente
De Sacros Louros Delfica se enrama,
Cumpre o levar o meu Poema á chamma
Da tua Sábia Critica Prudente
Ninguém mais do que tu independente
Lhe póde grangear perpétua fama.
Segue tu pois da Sá Justiça o trilho;
Castiga os Cantos meus; dá-lhes belleza;
A` tua Correcção he que os humilho:
Sejamos Immortaes na Redondeza;
Tu dando ao meu Poema eterno brilho,
E eu só porque tentei tão Grande Empreza.
Medina
sexta-feira, 25 de maio de 2007
quinta-feira, 24 de maio de 2007
Sempre quis ver um deserto...
E afinal é fácil, sempre esteve aqui tão perto. Parece-me um bom programa de fim de semana, um passeio no deserto!
Acordo cedo, preparo um farnel e não me posso esquecer de levar bastante água, depois é só atravessar uma das pontes (rezando sempre para que não seja desta que os terroristas se lembram de cortar as ligações do norte ao sul do país) e lá vou eu...
Alguém mais se quer juntar a mim nesta expedição?
quarta-feira, 23 de maio de 2007
Beat Box
Caros amigos como devem de ter reparado coloquei no nosso blog uma caixinha laranja com música.
Qualquer um dos colaboradores pode adicionar mais músicas, para isso basta carregar na dita caixa no local onde diz "upload more files" e fazer login com os dados da nossa conta de administrador do blog.
Quem não souber esses dados basta entrar em contacto comigo.
Espero que gostem e utilizem.
Boas Jam Sessions para todos!
terça-feira, 22 de maio de 2007
Ai os telhados, os telhados de vidro
Depois da notícia “Professor de Inglês suspenso de funções por ter comentado licenciatura de Sócrates”, fico-me a pensar como ainda temos como primeiro-ministro este senhor.
Basta, já não é basta!?!
Ainda há pouco esta frase respondeu-me: “Portugal está cheio de medo” – Baptista Bastos, em entrevista na sic notícias.
Ai os estilhaços! A explosão dos telhados dos que tantas pedras lançam à democracia na Madeira. BOOOMMMmmm!
CO2
Parece que as piores previsões sobre o aquecimento global estavam erradas... afinal estamos a conseguir superá-las.
O IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change) demonstrou recentemente que assim acontece... e se no pior cenário a temperatura média em 2100 aumenta 4 ºC neste caso quanto será...

Parece que é desta que o malfadado túnel do metro vai ao fundo ou quem sabe... se a Ponte 25 de Abril não se transforma num porto comercial...Ou melhor ainda o interior vai ficar finalmente desenvolvido... se não esturricar entretanto
Falando a sério e sem querer ser alarmista...
ESTAMOS FOD$%&!
segunda-feira, 21 de maio de 2007
sexta-feira, 18 de maio de 2007
Fenómenos!
A baixa do Funchal assistiu sexta-feira passada a um fenómeno natural raro, estando "submersa" num denso manto de nevoeiro que causou apreensão e afectou o movimento nos Aeroportos da Região.
Uma fonte do instituto de meteorologia explicou que isto se deveu
" a uma massa de ar do Atlântico do quadrante sul, com temperaturas mais altas do que o oceano, e, ao entrar em contacto com as águas, acontece um processo de condensação muito rápido".
Esta situação registou-se também noutros concelhos da costa sul, designadamente, Calheta, Machico, Santa Cruz e na ilha do Porto Santo.
"É um fenómeno raro e localizado. A brisa do mar depois propulsiona o nevoeiro para terra"
, disse a mesma fonte.
quinta-feira, 17 de maio de 2007
Tenho um computador esquizofrénico
quarta-feira, 16 de maio de 2007
A Beleza serve-se Crua
"You," your joys and your sorrows, your memories and your ambitions, your sense of personal identity and free will, are in fact no more than the behavior of a vast assembly of nerve cells and their associated molecules.
As Lewis Carroll's
sábado, 12 de maio de 2007
Porra pá!
Eu sou contra a pena de morte mas os pedófilos demonstram como era capaz de fechar os olhos às minhas convicções. E não sinto minimamente que me traio a mim própria – Reforço a ideia de propósito.
quarta-feira, 9 de maio de 2007
Vontade política e costa madeirense
Recifes artificiais submersos podem podem recuperar a onda do Jardim do Mar, proteger a Marina do Lugar de Baixo e suster a areia na Praia Formosa (imagem: copyright Diário de Notícias).Pedro Bicudo, professor de Física no Instituto Superior Técnico, diz hoje no Diário que a tecnologia tem a solução para o problema criado por certas obras na costa madeirense. Já nada serve chorar sobre o mal feito. É preciso proactividade para resolver as coisas e ultrapassar (minimizar) os prejuízos.
Não tem dúvidas que "com vontade política resolvia-se o problema do Jardim do Mar e de outros locais afectados", porque a tecnologia já existe. Pedro Bicudo lança um repto e disponibiliza-se para ajudar no que for preciso, incluindo a colaboração do Instituto Superior Técnico, do Laboratório Nacional de Engenharia Civil e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Para além de especialistas internacionais como Kerry Black.
O especialista salienta que "seria uma pena se a Madeira, que se tem desenvolvido muito, talvez como nenhuma outra região do país, não aproveitasse todas a suas potencialidades, incluindo o surf". Embora seja um nicho de mercado, se calhar a Região não se pode dar ao luxo de deitar fora as potencialidades naturais, para o turismo e o surgimento de oportunidades de negócio, neste segmento do turismo ecológico e de aventura que é o surf. O exemplo de Cascais, município social-democrata, é interessante, no sentido de preservar e potenciar as ondas de surf. Um projecto de retenção de areias foi alterado para não prejudicar o surf e projecta-se um recife artificial, neste momento.
Pedro Bicudo sugere possíveis soluções para os casos do Lugar de Baixo ou da Praia Formosa. Caberá às autoridades regionais fazerem as suas opções políticas e técnicas.
Texto tirado do blog:http://olhodefogo.blogspot.com/2007/04/vontade-poltica-e-costa-madeirense.html
segunda-feira, 7 de maio de 2007
Alice encontra a pequena porta atrás da cortina
Outra vez...!!!
Búuuuuuuuuuuuu!
Hum...
Piadas no rescaldo eleitoral.
Manuel Monteiro, líder do PND, hoje em entrevista via telefone ao programa dia D da SIC notícias disse que a eleição do deputado Baltasar Aguiar ficou a dever-se à campanha diferente levada a cabo por este partido.
Uma campanha divertida onde se se pôde brincar com coisas sérias que teve os seus frutos, e que muito se ficou a dever à contratação do actor que aparece na foto.
Manuel Monteiro ainda fez questão de dizer que foram o partido mais poupadinho de todos, uma vez que não gastaram dinheiro com cartazes, e que o actor em questão até foi baratinho tendo custado duzentos ou trezentos contos não tinha bem a certeza.
Deixou ainda em aberto a possibilidade do mesmo actor vir a interpretar outros personagens em próximos actos eleitorais no continente.
domingo, 6 de maio de 2007
Festejo à madeirense
sábado, 5 de maio de 2007
É já amanhã!
As mais antigas celebrações do Dia da Mãe remontam às comemorações primaveris da Grécia Antiga, em honra de Rhea, mulher de Cronos e Mãe dos Deuses. Em Roma, as festas do Dia da Mãe eram dedicadas a Cybele, a Mãe dos Deuses romanos, estas homenagens começaram cerca de 250 ac.
A maioria das fontes é unânime sobre ideia da criação de um Dia da Mãe. A ideia partiu de Anna Jarvis, que em 1904 chamou a atenção na igreja de Grafton para um dia especialmente dedicado a todas as mães. Três anos depois, a 10 de Maio de 1907, foi celebrado o primeiro Dia da Mãe, na igreja de Grafton, reunindo praticamente família e amigos.
Face à aceitação geral, Jarvis e os seus apoiantes começaram a escrever a ministros, homens de negócios e políticos com o intuito de estabelecer um Dia da Mãe a nível nacional (EUA), o que daria às mães o justo estatuto de suporte da família e da nação.
A campanha foi de tal forma bem sucedida que em 1911 era celebrado em praticamente todos os estados. Em 1914, o Presidente Woodrow Wilson declarou oficialmente e a nível nacional o 2º Domingo de Maio como o Dia da Mãe. Hoje é o que fazem praticamente todos os países, apesar de cada um escolher diferentes datas ao longo do ano.
Em Portugal, até há alguns anos atrás, o Dia da Mãe era comemorado a 8 de Dezembro, mas actualmente é no 1º Domingo de Maio.
Muitos parabéns a todas as mães!

